Se as negociações continuaram neste ritmo, daqui cinco anos, o mobile banking terá a mesma relevância do internet banking
As operações bancárias realizadas através de smartphones e tablets (mobile banking) aumentaram cerca de 50% no Brasil no ano de 2011, segundo os dados confirmados pela pesquisa da Febraban.
Hoje, mais de três milhões de correntistas já realizaram o uso deste meio e, se o crescimento continuar neste ritmo, a expectativa num prazo de cinco a sete anos, o mobile banking terá a mesma relevância do internet banking, que por sinal, também cresce em uma velocidade incrível no Brasil.
Desta forma, o estudo realizado com um grupo de instituições financeiras que representava mais de 90% dos ativos no setor, consolida dados da atividade bancária de 2011. Assim, as despesas e investimentos dos bancos em tecnologia, número de contas correntes de clientes de internet banking e de mobile banking, além das operações e evolução do uso de caixas eletrônicos no Brasil.
Segundo o presidente da Comissão Organizadora do CIAB FEBRABAN 2012, Luis Antônio Rodrigues: “Esse crescimento está diretamente relacionado ao aumento da penetração de smartphones e tablets no Brasil. Hoje mais de três milhões de correntistas já fazem uso deste meio para realizar transações.
Para o executivo, é fundamental a compreensão do papel da plataforma tecnológica que deverá apoiar este novo perfil e as ferramentas são essenciais como, por exemplo CRM, Big data, entre outras. “Certamente os próximos anos, no que se refere à tecnologia e conectividade, serão desafiadores e igualmente promissores para os Bancos” conclui, Rodrigues.
Mesmo com o crescimento da internet e do mobile banking, no ano de 2011, os estudos também revelaram que o número de agências e postos de atendimento físico aumentou. O aumento foi de 5% em comparação ao ano de 2010, tendência que deve continuar no curto prazo.
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