Setembro Amarelo – Nós precisamos falar sobre isso

A campanha de Setembro Amarelo iniciou em 2015, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

O suicídio, infelizmente, tem se tornado uma opção de “saída” para muitas brasileiros, o que significa que quanto mais os números aumentam, mais precisamos falar e esclarecer as informações sobre o assunto.

Dados da insurtech brasileira Azos apontam que de 2014 a 2019, tivemos aumento da porcentagem do índice em 28%, sendo assim, o número de pessoas que cometeram suicídio passaram de 9,7 mil para 12,4 mil, e dentro desse dado, a maior incidência está na faixa etária de 21 a 30 anos.

O psiquiatra Humberto Müller, disse que acontecem 16 milhões de tentativas por ano no mundo. Fala do doutor: “No Brasil, acontece uma morte por suicídio a cada 45 minutos, mas para cada morte temos outras 20 tentativas. Os números são altos e preocupantes”. Existe um grande planejamento de iniciativa para cuidar desses sobreviventes, a fim de prevenir novas tentativas.

Orientar para que as pessoas busquem ajuda é fundamental!

Fazer com que escolham a vida é o maior objetivo dessas campanhas, fazê-las entender que existem pessoas que realmente se preocupam com o bem estar psicológico e físico delas é essencial. Lembre-se, a vida é a melhor escolha!

É importantíssimo que em caso de pensamentos suicidas, transtorno de ansiedade, depressão ou até mesmo estresse contínuos, seja procurado um especialista. Infelizmente ainda hoje existe alta relutância e grande preconceito em relação a acreditar na ajuda do profissional e até mesmo que precisa de ajuda.

Em casos de adolescentes, a observação e a participação dos pais são fundamentais para a prevenção do suicídio, considerando que essa fase é desafiadora para todos, já que estão passando por mudanças hormonais complicadas, e estão expostos ao bullying, chacotas e outros. Por mais que o adolescente queira ficar com pessoas da sua idade, o não afastamento dos familiares é essencial para criar um ambiente seguro para que ele possa pedir ajuda se necessário.

Isso significa se manter o mais próximo possível dos seus filhos e de crianças e adolescentes que você tenha a oportunidade, para que assim, seja criado conexão com eles e consequentemente, um ambiente saudável e seguro para que possam falar dos seus próprios sentimentos. A educação autoritária cria um bloqueio na comunicação, onde o jovem não se vê seguro o suficiente para aprender com os pais e/ou pessoas próximas, coisas importantes sobre a vida.

Valorizar a vida em todas as fases é um dos pilares

Por mais que não seja comum pensamentos suicidas em crianças pequenas, e são raras as tentativas de fato, não significa que essa tentativa está nula. A fase pré-lógico ou pré-operatório, acontece dos 0 aos 7 anos de idade e é caracterizada pela evolução da linguagem, onde se desenvolve a função simbólica e o aparecimento intuitivo das operações. Iniciando assim, as operações lógicas.

Com isso, a percepção da criança em relação ao que acontece ao redor é diferente da nossa, já que relaciona todos os eventos as suas próprias experiências. A ideia da morte é limitada e não envolve uma emoção em especial.

Alguns indícios disso são agressividade e desesperança, fatores mais comuns. Outros indícios podem ser: problemas para enfrentar situações complicadas, duração frequente de quadros depressivos e impulsividade constante.

Se você precisa de ajuda não hesite em pedir

Independente de qualquer coisa, lembre-se, a vida é a melhor escolha!

Precisando de ajuda consulte seus contatos de emergência, procure ajuda especializada de psicólogos ou órgãos de Valorização a Vida como CVV que funciona 24h todos os dias, incluindo aos feriados, ligue 188, também existe a opção dos CAPS da sua cidade.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Busca no site

Como andam as
vendas de sua empresa?

Ela está preparada para os
novos desafios do mercado?

O que acha de usar o marketing digital para aumentar seu faturamento?

Nossa equipe está preparada para te colocar no caminho das vendas em crescimento. Ter uma presença digital hoje no mercado é sinônimo de resultados.

Clique no botão abaixo e solicite uma bate papo com nossa equipe para ajudarmos você e sua empresa a vender mais!

Faça sua inscrição!