Uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que estão ligadas na área dos negócios é a questão sobre qual a diferença entre o marketing e a publicidade.
O marketing e a publicidade estão relacionados, porém são áreas separadas. Analisando o significado de cada uma, o marketing é a arte de planejar o antes, o durante e o depois das vendas. Já a publicidade é a forma de estimular o cliente à fazer a compra.
Desta forma, o marketing é a parte da estratégia, porém começa muito antes de fazer uma publicidade persuasiva. É possível definir a empresa, o cliente e quais são os diferenciais dos produtos e serviços. Assim, como parte de uma boa estratégia, o marketing está relacionado como a definição de objetos, priorização de ações e definição de indicadores de sucesso.
Já analisando a publicidade como uma parte do marketing, é possível com ela analisar todas as questões que abordam o seu cliente e, assim, depois de definir todos os objetivos e estratégias, é possível fazer uma boa venda através da publicidade.
Existem duas coisas incríveis sobre a propaganda e são elas: você nunca terá total certeza se ela alcançará os objetivos do marketing e o que realmente dá certo para uma empresa, não dará para todas as outras. É necessário que haja um estudo e acompanhamento da empresa em si para então inciar o processo dos produtos a serem vendidos.
É preciso ter experiência nos dois setores, pois só assim você saberá atingir exatamente na empresa e, o que ela realmente precisa para ter maior retorno e no que investir. A elaboração dos planos é essencial para que então o cliente sinta-se satisfeito.