Pinterest hoje e amanhã. Sua empresa vai usar!

Parece que chegou o dia. Você não sabe o que é Pinterest? Nunca ouviu falar? Então prepare-se. Sua empresa vai precisar usá-lo.

O Pinterest tem como apelo as pessoas gerarem interesse em coisas positivas, ou seja, algo que elas almejam ter ou usar ou admirar, focada em Bem estar. Plataforma pessoal e de descoberta, ao contrário do google por exemplo que foca em palavras específicas e caldas longas, com interesses específicos e diretos.
Foi-se o tempo que sua empresa podia se dar ao luxo de não estar presente na internet, o que dirá de uma rede social ativa como o Pinterest, que tem nada menos do que 335 milhões de usuários ativos mensais. São incríveis, 240 bilhões de pins e e mais de 5 bilhões de pastas criadas por usuários e porque não, empresas.

O Pinterest usa o nome de Pin para uma postagem, que são imagens ou vídeos de interesse dos usuários, com descritivos. Podem ser receitas, viagens, carros, paisagens, categorizadas. Podem inclusive conter links externos ( ponto positivo em relação ao instagram por exemplo)
O Brasil é hoje o segundo maior usuário de Pinterest no mundo, só perdendo para os EUA. Aqui em terras tupiniquins cerca de 66% dos usuários são mulheres, de um total de 38 milhões de usuários ativos mensais no país. De todos estes acessos, o mobile lidera, com 80% dos acessos através de dispositivos móveis.

Colocar conteúdo no Pinterest pode ser uma excelente opção para que seus clientes podem te encontrar, afinal pode ser que seu concorrente já esteja fazendo isso. Tirar boas fotos, portanto passa a ser requisito. Algumas empresas usam por exemplo o Pin História, assim as empresas, podem ir narrando com imagens e textos, uma história, que ao final leva para o site da empresa.

Vídeos nativos dentro da plataforma, tem sido também uma excelente opção em nichos específicos como alimentos, receitas, moda. Uma ótima opção que engaja ainda mais que as imagens.
Ele tem sido um canal muito usado também por influenciadores. As empresas usam em parceria fazendo uma espécie de cross over com pastas compartilhadas.
O pincode em ambientes offline podem ser uma excelente opção, a partir do momento que as marcas podem colocar em suas lojas , um QR Code que leva diretamente para uma pasta do pinterest para explicar melhor um produto por exemplo
Ao contrário do que se pensa ele não é uma ferramenta de nicho. Tem uma presença em todas as faixas etárias e grupos distintos.

Distribuição etária no Pinterest
Dos 15 aos 24 anos: 31% do números total de usuários
Dos 24 aos 34 anos: 35% do número total de usuários
Dos 35 aos 44 anos: 30% do número total de usuários

Categorias populares no Pinterest:

* Comida e Bebida
* Decoração
* Saúde e Fitness
* Moda
* Pais e Filhos
* Viagens
* Pets
* Do it yourself – Faça Você mesmo
* Beleza

É um ecossistema muito bem detalhado, que permite aos usuários mostrarem onde as informações podem aparecer, se em destaque ou em internas. Se o conteúdo for relevante, analisam os engajamentos e assim cada vez mais exibido.

Este seria um formato de gerar audiência. Quanto mais exclusivo o conteúdo da mesma forma ele pode aumentar este engajamento. O Pinterest em breve vai disponibilizar no Brasil o Pinterest Trends que vai mostrar termos e tendência, as de busca dentro da plataforma.

Tá… ela seria uma rede social politicamente correta? Sim, pois eles focam em mensagens positivas e não querem discussões políticas ou mesmo temas espinhosos. Mas ainda sim recomendamos o uso!

Modelos de Busca dentro do Pinterest

Busca Guiada
Feita diretamente pelo aplicativo instalado, clicando na lupa de pesquisa. Nela você pode escrever uma palavra chave específica, gerando posteriomente um resultado baseado nesta palavra chave, porém ele gera outras sugestões de possibilidades paralelas de entendimento do usuário.

FlashLight

Recurso inovador , que permite uma busca específica por um objeto dentro da imagem, um cenário. Clicando na imagem deixando-a maior, ele vai ativar um recurso de lupa, mapeando objetos dentro da imagem, selecionando-os e clicando em um deles, você verá idéias parecidas com a imagem selecionada e poderá trazer resultados disso.

Lens
Dentro da busca, você clica na câmera e ao tirar uma foto num ambiente off line, o Pinterest te mostra imagens de Pins existentes semelhantes. Foi o primeiro do mundo a ter este recurso de busca por câmera .

E no futuro, o que eles estão pensando?

Busca por tom de pele
No futuro eles terão recurso de busca por tom de pele, mas somente no Reino Unido estão testando por enquanto

Tryon

O usuário por exemplo vai ter uma imagem sua e fazer testes de produtos, como um batom por exemplo para determinar sua cor, mas aplicada em sua foto.

No vídeo abaixo você encontra uma explicação completa de Felipe Godoy, Gerente de Groth Marketing da América Latina do Pinterest, vale a pena assistir.

https://www.youtube.com/watch?index=1&list=PLNv12lT-MS4MeAZMJqKaPqTs6k5VqaMnE&utm_campaign=7a8bc6&utm_medium=2023&utm_source=31&v=8TX0UC6XXFc

Agora que você e sua empresa conheceram um pouco mais da Plataforma, podemos ajudá-los a extrair o máximo dela, o que acham ?
Onde estamos fisicamente: Av. Brasil, 1636 – Jardim Guanabara, 13070-178 – Campinas-SP

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