O que é a taxa de rejeição nos relatórios do Google?

Ao longo de muitos anos trabalhando na área de marketing digital e gerenciando campanhas de google, uma dúvida recorrente de clientes, tem sido a respeito da famosa Taxa de rejeição apresentada nos relatórios de visitas do google. Um termo um tanto pejorativo, mas que explicaremos abaixo um pouco mais sobre estas dúvidas.

Sobre a taxa de rejeição.

A taxa de rejeição acontece quando, por exemplo, uma pessoa visita o seu site através de uma determinada página, não realiza ações de conversão, não visita nenhuma outra página do seu site e já sai em seguida. Simplificando, são os visitantes de uma única página.

A taxa é calculada sobre o total de visitantes e pode ser exemplificada da seguinte forma: um site que tem 60% de taxa de rejeição, significa que 60 pessoas em cada 100 saíram da página sem conhecer as outras abas.

Uma taxa de rejeição alta é ruim?

Muitas pessoas ao lerem o termo “taxa de rejeição” já associam isso a algum ruim, pois o termo em português é um pouco depreciativo. Mas a verdade é que uma taxa de rejeição alta pode ou não ser ruim, depende do tipo de site. Se o sucesso do seu site depender da navegação do visitante, ou seja, a visualização de diversas abas, uma taxa de rejeição alta é indesejada. Por exemplo, as lojas virtuais possuem normalmente uma taxa de rejeição baixa, pois as pessoas costumam navegar mais pelo site em busca do produto desejado.

Já no caso das one pages, ou seja, site de página única, uma taxa de rejeição alta é perfeitamente normal.

Pense também em um site que possui o número de contato em todos as abas, se uma pessoa entrar no seu site procurando apenas pelo número, ela vai achar o que procurava independente da página de entrada, podendo sair logo em seguida.

Então não se assuste com esse termo, converse com um especialista e entenda cada caso.

Veja abaixo alguns percentuais de taxas de rejeição mais comuns entre modelos de sites:

• Websites institucionais e portais de conteúdo: 40-60%
• Sites de serviços : 10-30%
• Landing Pages únicas : 70-90%
• Páginas para geração de leads: 30-50%
• Sites em formato de Blogs: 70-98%
• E-commerce e Lojas virtuais: 20-40%

Caso ainda tenha dúvidas sobre esta questão , nossa equipe estará pronta a lhe atender.

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