No mês de fevereiro, o site do Registro.br apareceu de cara nova. O site responsável pelos domínios que terminam em “.br” está com uma nova interface, visando melhorar a acessibilidade, mas mantendo basicamente as mesmas funcionalidades.
Nós que usamos diariamente o site prevemos que usuários não muito familiarizados com os mecanismos do site tendem a sofrer um pouco para achar algumas informações, mas a tendência é que isso se normalize, afinal o site não passava por nenhuma alteração visual desde 2005.
Para quem não sabe muito bem como ele funciona, o registro.br é um site específico para registro de domínios e resoluções de procedimentos administrativos ligados aos www.nomedaempresa.com.br e é nele onde geramos desde boletos de pagamento dos domínios, consulta de domínios existentes, registro de novos, descongelamento, verificação do DNS (Sistema de Nomes de Domínios) responsável pela tradução dos IPs de cada página para um endereço URL, entre outros.
Em março de 2010, já havia mais de 2 milhões de domínios registrados no país. Pode-se dizer que a interface ficou mais moderna. Foram inseridos os pagamentos múltiplos, que disponibilizam o pagamento de diversos domínios em uma mesma fatura, as alterações e servidores DNS somente serão permitidas após o pagamento efetuado para os domínios e, as alterações de servidores DNS agora poderão ser alterados pelo contato titular.
Mesmo em busca de tornar o site mais acessível, algumas coisas ficaram mais categorizadas, para não dizer “escondidas”. Agora, para verificar a situação do seu site no servidor é preciso entrar em “Tecnologia > Ferramentas > Serviço de Diretório Whois” e abrirá a página que antigamente era a principal do Registro.br.
Dê sua opinião! Achou melhor esta nova roupagem do registro ou eles deveriam manter o que já existia?