Os meios on e off-line estão cada vez mais interligados no processo de compras dos brasileiros. O hábito de procurar pessoalmente um produto na loja física e escolher os itens que deseja adquirir para, posteriormente, comprá-los pelo e-commerce tornou-se uma ação corriqueira, assim como o caminho inverso: pesquisar um produto na internet, comparar os preços e depois realizar a compra na loja física.
Os consumidores que utilizam várias plataformas, dispositivos e meios para a realização de uma compra são chamados de omnishppers. Segundo um estudo realizado pela Criteo, oito em cada dez consumidores brasileiros (79%) já se enquadram nessa categoria.
A popularização dos smartphones e o acesso à internet são os responsáveis pela mudança nos hábitos de consumo e vão continuar impactando a maneira pela qual as pessoas adquirem novos produtos.
O hábito de pesquisar na loja física para posteriormente realizar a compra na internet ganhou a preferência da maioria dos entrevistados: 64% disseram que já seguiram essa sequência ao realizar as compras, enquanto 29% dos entrevistados disseram que seguem essa sequência com frequência. O caminho inverso também mostrou adesão significativa: 62% já o fizeram alguma vez, enquanto 20% disseram que adotam tal comportamento frequentemente.
Outro resultado da pesquisa é como a publicidade influencia as decisões de compra das pessoas. De acordo com a entrevista, a televisão e a publicidade off-line têm menos influência nas decisões de consumo dos omnishoppers, enquanto os sites e aplicativos são os que desempenham essa função.
Fonte: http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2018/01/04/lojas-e-web-se-fundem-nos-habitos-de-consumo-dos-brasileiros.html