Se você percebeu que o site da sua empresa ou mesmo aquele site seu de notícias simplesmente não abriu, fique calmo. Não foi desta vez que a culpa era das operadores de internet.
Num primeiro momento muitos afirmaram que haveria um problema nos servidores do google, mas nós mesmos descartamos, pois os serviços de e-mail do próprio google não apresentaram nenhum problema ao longo do dia.
O problema na real estava no sistema de segurança do orgão REGISTRO.BR que cuida da distribuição de DNS dos sites .br no Brasil.
Eles usaram uma chave já expirada. Com isso todos os serviços de DNS que fazem a checagem desse processo literalmente passaram a ficar cegos e passaram a visualizar apenas mensagens de erro e simplesmente não deixaram milhares de sites abrir, caso por exemplo de grandes sites, como o UOL entre outros portais. Outros simplesmente abriam todos “quebrados”.
O fato porém deve ter gerado muitos transtornos em sites que precisam vender a todo instante e que são acessados para serviços, casos de sites de planos de saúde, concessionárias, supermercados, enfim toda a sorte de sites de varejo.
Mas afinal, como funciona o serviço de DNS junto ao registro.br ?
O serviço de DNS é um grande “catálogo” de endereços da web, permitindo que você, acesse qualquer site, ou o que chamamos de domínios, seja o site do seu clube de futebol, ou o site www.logicadigital.com.br no seu navegador preferido e possa encontrar esse site. A falta deste serviço simplesmente causa a queda visual no browser destas marcas. Elas simplesmente passam a não poder ser abertas e dão “pau” ao serem buscados e clicados.
Neste caso, só há duas soluções: esperar a recuperação do serviço ou então alterar a configuração de DNS do seu computador para tentar outro serviço que não tenha apresentado problemas. Neste caso, no entanto, qualquer outra opção de servidor funcionaria apenas enquanto o seu cache se mantivesse no ar com as informações antigas; assim que ele expirasse, ele consultaria novamente o Registro.br e passaria a oferecer mensagens de erro.A parte boa é que no início da noite uma grande parte deste serviço estava em pleno funcionamento.
Mas o que chama mais a atenção é que até 9 da noite de ontem nenhuma linha sobre este problema tinha sido publicada no site oficial do registro.br
Sites que possuem serviços de CDN ( Content Delivery Network) por outro lado não tiveram este problema.Ele usa uma rede de servidores que armazenam réplicas do conteúdo de outros sites na memória e depois os entrega aos visitantes, baseando-se na localização geográfica para conectá-los ao servidor mais próximo e mais rápido, reduzindo o tempo de transferência dos dados.
Aliás muitos de nossos clientes não enfrentaram este problema pois tem em suas hospedagens este protocolo. Mesmo empresas que estavam no Estado de São Paulo ou mesmo interior, caso da região de Campinas, todos enfrentaram problemas.
Quer saber mais como funciona este serviço? Entre em contato com a gente que enviaremos uma explicação completa sobre isso, com valores super acessíveis.
Se desejar também podemos passar essa e mais dicas e orientações sobre marketing digital, inbound marketing e muito mais!