Tal número representa cerca de 9,5 milhões de brasileiros e grande parte da classe A.
Uma nova pesquisa revelou que cerca de 9,5 milhões de brasileiros são acostumados a ler e-books no Brasil. Ou seja, tal número representa 5% da população. Os dados foram apresentados através da terceira edição do “Retratos da Leitura no Brasil”, do Ibope Inteligência.
Este resultado surpreende, uma vez que o Brasil não tem leitores populares à venda por aqui, como o Kindle da Amazon.
O estudo também revelou que grande parte destes leitores é do público feminino e possui entre 18 e 24 anos. O Centro-Oeste predomina neste setor com 9% dos leitores digitais. Logo após vem o Sudoeste com cerca de 6%, Sul e Norte com 5% e Nordeste com 4%. Assim, a classe A é a que predomina mais com 21% depois da classe B com 11% e C com 4%.
Entretanto, mesmo que tais números surpreendam, cerca de 82% dos entrevistados afirmaram que nunca leram um e-book na vida. Destes, 45% desconhecem este ramo – 25% nunca ouviram falar, porém gostariam de conhecer e 30% já ouviram algo sobre.
Se fizermos uma comparação com os livros impressos, cerca de 52% disseram que o formato tradicional impresso nunca irá acabar e que poderá a conviver sem problemas. Já 17% afirma que os impressos terão edições limitadas, em contrapartida, 7% acham que os livros antigos irão sumir frente ao digital no futuro.