Quando o empresário não tem muita afinidade com as redes sociais, é óbvio que algumas dúvidas irão surgir no decorrer do tempo, uma vez que o gerenciamento das redes sociais não é tão simples quanto parece, mas com algumas dicas básicas já se nota uma diferença para os pequenos e médios empresários.
1)Responder as dúvidas. Não adianta você publicar diariamente produtos, serviços e promoções da sua marca, sendo que você não dá o mínimo de atenção ao seu público. Por mais que seja uma forma “distante” entre o público e o consumidor, é preciso que o seu consumidor sinta consideração, respeito e clareza na empresa.
2)Ouça mais e diga menos. Ouça o que eles têm a dizer sobre sua empresa e, assim, você poderá melhorar o que deve ser mudado e investir mais no que os consumidores preferem. Este tópico, podemos dizer que é praticamente uma consultoria gratuita, uma vez que o seu público diz o que quer, o que precisa e você altera sem ter custo algum.
3)Relevância. Claro que a sua marca irá apresentar os produtos que a sua loja vende, entretanto, mais que exibir os seus serviços e produtos é preciso que o consumidor tenha mais informações. Ou seja, dicas sobre algo que vai além do seu produto é interessante para o consumidor e ele passará a se interessar mais sobre a sua marca. O conteúdo que gera um valor para o público, é essencial.
4) Interação. Além da produção do conteúdo, investir em vídeos e fotos é uma maneira de influenciar ainda mais o seu consumidor com a sua marca e o seu produto.
5)Tenha senso de humor. Quebre as regras e publique algo que seja cômico para o seu público-alvo. É importantíssimo que neste caso, as pessoas tenham respeito e cuidado. Não publique nada que seja relacionado à ofensa, palavões e muito menos preconceito. Outro ponto importante é que o seu senso de humor tenha algo relacionado à seu produto.
6)Concorrência. Antes de criticar, veja o que eles estão fazendo. É importante você ser diferente do seu concorrente. Procure saber quais ações deles geram mais engajamento, quais ações geram menos engajamento, quantas vezes eles publicam por dia, quais são os tipos de conteúdos que eles publicam, etc.
7)Horário. Muitos pensam que este fator não seja tão importante, mas estão enganados. Existem diversos horários que é preciso ser estudado e avaliado para publicar conteúdo e informações. Caso contrário, o seu público não verá a postagem e materiais. É preciso que você entenda quais são os horários mais frequentes que o seu público está na internet.