A todo momento surgem novas técnicas para destacar empresas na internet. Muitos desses recursos podem ser considerados métodos mercadológicos e, ás vezes, podem tornar-se agressivos aos olhos do consumidor.
O Inbound Marketing é uma técnica contrária ao convencional. Neste modelo de marketing digital, a empresa conquista e induz o cliente à compra de maneira indireta, menos agressiva.
Para que o objetivo seja cumprido com sucesso, a empresa utiliza recursos como e-mail marketing, e-books, blogs, vídeos e whitepapers, por exemplo.
Esses mecanismos podem conter informações de determinados produtos ou serviços. Além disso, algo que atrai os clientes são as curiosidades e as dicas que envolvem o mercado de sua empresa.
Desta forma, entenda como funciona o Inbound Marketing.
A fase de atração ocorre quando há um blog, e-book, facebook ou Newsletter com conteúdos atrativos à alguém desconhecido, mas potencial cliente do negócio.
Com atualizações constantes nas mídias, o desconhecido passa a ser um visitante interessado nos assuntos abordados na página.
Após constatar a relevância da página em sua vida, o visitante acaba exercendo ações dentro das mídias como clicar em um call to action (botão criado para induzir a pessoa a executar uma ação de interesse da empresa), preenchimento de formulário ou acesso à landing page. Neste momento, ele passa de visitante à lead.
O lead consiste em um indivíduo que adquiriu algo gratuito em troca de informações. Neste caso, após conseguir informações do usuário, é necessário dar continuidade ao trabalho enviando mais informações ao potencial cliente.
Consideramos etapa de fechamento quando o cliente executa a ação final. Esta ação pode ser uma compra, uma solicitação de orçamento, um contrato ou um e-mail, fazendo com que o lead se torne efetivamente um cliente. No entanto, o Inbounding Marketing precisa ser contínuo, trabalhando com o encantamento dos clientes conquistados.
No encantamento, a empresa deve oferecer eventos, workshops, além de conteúdos personalizados e dinâmicos para que, mais que clientes, cative divulgadores.
É uma prática pouco conhecida, mas que apresenta um índice de conversão relativamente maior que o outbounding marketing. Além disso, oferece uma solução completa e, além de fidelizar clientes, gera o reconhecimento à marca.
A Lógica Digital é uma empresa especialista em Marketing Digital. Saiba mais sobre o Inbound Marketing entrando em contato com nossa equipe.