Carregando...Carregando...
Lógica Digital

CONTATO RÁPIDO

As empresas estão monitorando as redes sociais dentro das empresas

As empresas estão monitorando as redes sociais dentro das empresas

O vice-presidente da Gartner afirmou que as empresas irão adotar este monitoramento, porém é preciso ter cautela.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner confirmou dados que as empresas estão adotando tecnologias utilizadas para monitorar os funcionários na internet, com 60% esperando que até o ano de 2015, a vigilância voltada às mídias sociais diminuam falhas de segurança.

Hoje, menos de 10% das companhias supervisionam os sites como Facebook, Youtube, LinkedIn, além de outros sites de mídia social, embora muitas delas monitorem as redes sociais para fins de marketing.

Mesmo com o monitoramento, as empresas terão que ficar aletas para as questões éticas e legais, segundo o estudo Andrew Walls, vice-presidente da Gartner. Uma das finalidades deste recurso é que as empresas agora podem investigar e evitar que empregados postando vídeos não autorizados de atividades da empresa, afirmou. Entretanto, “há outros momentos em que o acesso às informações podem gerar passivos graves, como um gerente analisando o perfil do Facebook de um empregado para descobrir sua religião ou orientação sexual, violando oportunidades iguais de emprego e os regulamentos de privacidade”.

No começo de 2012, surgiram algumas notícias de que alguns empregadores pediam aos entrevistados senhas do Facebook. Assim, essa prática irá sumir gradualmente, mas as empresas continuarão a monitorar conversas de mídias sociais de funcionários e clientes.

Estas empresas que supervisionam as atividades de mídia social, podem enfrentar a oposição dos funcionários. Segundo o vice-presidente “A vigilância das empresas sobre essas atividades dos funcionários, levaram a ações disciplinares contra empregados que muitas vezes são apoiadas pela lei. Porém, violam as expectativas culturais de liberdade de expressão e privacidade pessoal na maioria dos países ocidentais”.

Share on Facebook0Share on Google+1

Deixe um comentário

Nome *
E-mail *
Site
Mensagem *
Image
LOCALIZAÇÃO
Avenida Brasil, 1636, Jardim Guanabara, 13070-178, Campinas/SP
Image
TELEFONE
(19) 2519-7200
Atendimento: (19) 97407-3954
Comercial: (19) 99335-9012
Image
E-MAIL
contato@logicadigital.com.br
comercial@logicadigital.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à Sexta das 8:30 às 18:00